O Que é Esclerose Lateral Amiotrófica/Doença do Neurônio Motor (ELA/DNM)?

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), conhecida também como Doença do Neurônio Motor (DNM) é uma afecção neurodegenerativa, progressiva e fatal. Afeta os neurônios motores superiores (NMS) que se localizam na área motora do cérebro e os neurônios motores inferiores (NMI) situados no tronco cerebral e na porção anterior da medula espinhal. ELA/DNM provoca consequências extremamente destrutivas na pessoa e na família. A causa e a cura ainda não foram desvendadas pelos estudiosos da área.

Com a evolução da ELA/DNM a pessoa vivencia constantemente as perdas e o luto de partes do corpo que com o passar do tempo deixam de manter as funções habituais. A pessoa torna-se aprisionada em seu próprio corpo e, necessita do outro para realizar as atividades básicas do cotidiano, como por exemplo, coçar o nariz e todas as outras atividades relacionadas a vida como um todo.

Na ELA/DNM , em geral a inteligência, o juízo, a memória, os órgãos dos sentidos e a função sexual mantêm-se preservados. Entretanto, sabe-se que algumas pessoas desenvolvem a Demência Frontotemporal.

A pessoa com ELA/DNM  pode perder a capacidade de falar, porém não perde a capacidade de se comunicar e escutar; pode perder a força muscular para abraçar, mas não perde o desejo de abraçar e ser abraçada; pode não andar, mas não perde o desejo de ir e vir; pode não se movimentar, não se alimentar, não fazer a higiene pessoal sozinha, porém sente, deseja e pensa. Sua maneira de existir pode ser silenciosa, entretanto se nos permitirmos fazer uma leitura do seu olhar e, ao mesmo tempo expressar nosso afeto incondicional, compreenderemos os sentimentos, pensamentos e funcionaremos como um instrumento facilitador, para a realização dos seus desejos e necessidades.

 

Veja aqui os sintomas da ELA/DNM